Ana Beatriz Manzanilla
Violino
Violino
Violinista venezuelana, membro da Orquestra Gulbenkian desde o ano 1996. Fundadora e diretora artística da Camerata Atlântica, é também professora de violino na Escola Superior de Música de Lisboa. Em Portugal tem desenvolvido várias atividades musicais onde inclui um trabalho dinâmico na formação de jovens músicos, sendo a criadora e diretora do Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa, iniciativa que rendeu uma homenagem em vida a este grande violinista português, convertendo este concurso numa referência musical a nível nacional. Desde o ano 2013 é tutora do Estágio Gulbenkian para Orquestra. É co-fundadora do projeto Orquestra Geração. Desde 2018 colabora estreitamente com o Palácio Fronteira em Lisboa como diretora do Ciclo Jovens Talentos e do Festival de Música Fernando Mascarenhas. Em 2019 recebeu o Prémio Relevância na Comunidade na área das Artes, outorgado pelo Instituto Politécnico de Lisboa.
Em 2022 foi convidada a ministrar Masterclasses de violino na Academy of Music and Drama da Universidade de Gotemburgo na Suécia, e em 2023 foi convidada ao XIV Festival Internacional de Campina Grande no Brasil, como docente de violino e da orquestra da Universidade Federal de Campina Grande, e ainda para apresentação em Recital de violino e piano.
Colaborou com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música como Concertino adjunto e com a Orquestra Filarmónica de Munique. Ana Beatriz Manzanilla formou-se no El Sistema de Orquestras Juvenis da Venezuela. Conta no seu curriculum com uma extensa atividade musical, tendo atuado em recitais e concertos acompanhada pelas orquestras mais importantes do seu país - como a Orquestra Sinfónica Simón Bolívar e a Orquestra Municipal de Caracas, além da Orquestra Nacional do Panamá́, a Orquestra da Juventude de Munique, a Filarmónica Rhodanien de França. Apresentou-se em música de câmara na Colômbia, Argentina, Costa Rica, Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, Polonia, Hungria, Républica Checa e Bélgica.
Nascida em Barquisimeto, Venezuela, estudou violino com o Prof. José Francisco del Castillo. A partir de 1989 estudou na Alemanha e na Polónia, com Rony Rogoff, e na European Mozart Academy, em Cracóvia. Durante vários anos fez parte da Orquestra Sinfónica de Lara (Venezuela) como concertino adjunto.