icone

ARTÍSTAS
> ACADEMIA SOLISTA > 19-22 Fev.

fotografia das edições anteriores

Benedict Kloeckner

Violoncelo

fotografia das edições anteriores

Benedict Kloeckner é um dos mais destacados violoncelistas da sua geração. Vencedor de diversos concursos internacionais, foi distinguido com o prémio OPUS Klassik 2021.

Apresenta-se como solista com orquestras de prestígio, como a Royal Philharmonic Orchestra de Londres, a Deutsche Radiophilharmonie, a NDR Radiophilharmonie, a Mozarteum Orchester Salzburg, a Kremerata Baltica, a MDR Symphony Orchestra e a Munich Chamber Orchestra.

Atuou em algumas das salas de concerto mais prestigiadas do mundo, como a Filarmónica de Berlim, o Carnegie Hall de Nova Iorque, o Kennedy Center em Washington, a Suntory Hall em Tóquio, o Musikverein em Viena, a Tonhalle de Zurique e o Concertgebouw de Amesterdão.

Benedict Kloeckner é também presença regular em festivais internacionais, onde partilhou o palco com artistas como Emanuel Ax, Lisa Batiashvili, Gidon Kremer e Anne-Sophie Mutter. Há mais de 10 anos é o diretor artístico do Festival Internacional de Música de Koblenz (IMUKO), que fundou. Abre a temporada 2024-2025 com o Concerto para Violoncelo de Haydn, sob a direção de Raphaël Merlin, e apresentará-se com Augustin Dumay, Lawrence Power e Leon Botstein.

Uma nova gravação do Concerto para Violoncelo de Elgar, também com Cristian Măcelaru, será lançada em 2026. Em 2023, lançou pela Sony a gravação das Sonatas de Brahms com Yu Kosuge. A sua discografia inclui ainda a integral das Suites de Bach, que interpretou na Filarmónica de Berlim e na Alte Oper Frankfurt. As suas gravações têm sido amplamente aclamadas pela crítica, tendo recebido distinções como o Prémio OPUS Klassik e o Supersonic Award.

Benedict Kloeckner formou-se na Universidade de Música de Karlsruhe, com Martin Ostertag, e na Kronberg Academy, com Frans Helmerson e Gary Hoffman. A partir de setembro de 2025, será Professor na École Normale de Musique de Paris.