icone

ARTÍSTAS
> ACADEMIA SOLISTA > 19-22 Fev.

fotografia das edições anteriores

Vítor Fernandes

Clarinete

fotografia das edições anteriores

Premiado em 2018 com o 2.º Prémio no 73.º Concurso de Genebra, após ter conquistado o 1.º Prémio no Concurso Internacional de Gante em 2017, Vitor Fernandes é reconhecido, aos 30 anos, como um dos clarinetistas de referência da sua geração.

Conhecido pelo domínio técnico do instrumento e pela sua vasta diversidade de repertório, Vitor tem-se apresentado por todo o mundo como solista e em música de câmara, em cidades como Paris, Londres, Berlim, Genebra, Zurique, Veneza, Lima, Cidade do México, Seul, Hong Kong, Tóquio, Taipé, Singapura, Pequim, Dubai, Liubliana, Sófia, entre muitas outras.

Atuou como solista com orquestras como a Brussels Philharmonic, Sofia Philharmonic, Nordwestdeutsche Philharmonie, Kammerorchester Basel, L’Orchestre de Chambre de Genève, Orquestra Sinfónica de Gyor, Royal Symphonic Band of the Belgian Guides, United Nations Orchestra, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Banda Sinfónica Portuguesa, Polish Sinfonia Iuventus Orchestra, entre outras, interpretando concertos que vão de Mozart e Spohr a Tomasi, Nielsen e compositores contemporâneos como Frank Ticheli.

Apresentou-se também como primeiro clarinete convidado com orquestras como a Royal Concertgebouw Orchestra, London Symphony Orchestra, Chamber Orchestra of Europe, Orchestre Philharmonique de Radio France, Rotterdam Philharmonic, Royal Liverpool Philharmonic, SWR Sinfonieorchester Stuttgart, Bergen Philharmonic e Opéra de Lyon.

Apaixonado pelo ensino, Vitor tem dado inúmeras masterclasses em instituições como a National Taipei University of Arts, National Taiwan University of Education, Korean National University of Arts, HAMU - Academia de Artes Performativas de Praga, Hochschule für Musik Detmold, CODARTS Rotterdam, Conservatório Central de Pequim, SOTA - School of the Arts Singapore, bem como em vários festivais na Europa e na América do Sul.

Em 2018, após concluir o Mestrado na Haute École de Musique de Genève, foi distinguido com o Prémio Sih-Woo Cardinaux-Chang. Em 2020, concluiu o Diplôme de Soliste com distinção e menção honrosa do júri.