António Francisco Ferreira
Diretor Artístico
Diretor Artístico
Natural da cidade da Maia e iniciou os seus estudos musicais aos três anos de idade. Completou o ensino básico no Conservatório de Música do Porto, na classe da professora Suzanna Lidegran, onde obteve a classificação máxima. Posteriormente, ingressou na Academia de Música de Costa Cabral, onde estudou com o professor Sergey Arutyunyan, tendo obtido também a nota máxima no recital final. Licenciou-se pelo Royal College of Music (Londres, Reino Unido), na classe da professora Ani Schnarch, e concluiu posteriormente o Mestrado em Performance na Haute École de Musique (Genebra, Suíça), sob a orientação do professor Alexander Rozhdestvenskiy. Atualmente, frequenta o curso Certificate of Advanced Studies na mesma instituição. Em 2025, tornou-se membro da European Union Youth Orchestra.
Ao longo da sua carreira artística, tem sido distinguido com diversos prémios em concursos internacionais: 1.º Prémio no Concurso Internacional Cidade do Fundão, 1.º Prémio no Prémio Luso-Galaico Elisa de Sousa Pedroso, 2.º Prémio no Concurso Internacional Paços’ Premium, 2.º Prémio no Concurso de Violino da Cidade do Porto e 3.º Prémio no Concorso Internazionale “Città di Villafranca” (Verona, Itália), entre outros. Frequentou inúmeras masterclasses, tendo trabalhado com prestigiados professores como Aníbal Lima, Pavel Vernikov, Elliot Lawson, Alexander Gilman, Emily Sun, Latica Honda-Rosenberg, Svetlin Roussev, Sergey Khachatryan, Francis Duroy, Jack Liebeck, Corey Cerovsek, Benjamin Morrison e Adela Frasineanu.
Estreou-se a solo na Sala Guilhermina Suggia, na Casa da Música, com a Orquestra Sinfónica da Academia de Música de Costa Cabral. Em 2019, apresentou-se como solista com a Orquestra Sinfónica Ensemble, numa digressão de vários concertos por todo o país. Colaborou com a Orquestra Filarmónica Portuguesa, a Orquestra do Norte e, na Suíça, com a Orchestre de la Suisse Romande e a Orchestre Franck Martin. É convidado regularmente para recitais em várias salas do país, acompanhado pelo pianista Djordje Radevski, tendo também atuado em países como França, Áustria, Itália, Países Baixos, Alemanha, Inglaterra e Suíça.
Atualmente, é diretor artístico do Festival de Música Portuscal.