Nuno Osório
Contrabaixo
Contrabaixo
Nuno Osório nasceu em Vila Nova de Famalicão. Iniciou os estudos musicais na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave (ARTAVE), onde estudou com o professor Rui Fontes entre 2009 e 2015. Prosseguiu a sua formação superior na Alemanha, na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst em Mannheim, onde completou a licenciatura sob a orientação de Petru Iuga e Konstanze Brenner (2015–2019). Entre 2019 e 2022 frequentou a Haute École de Musique de Lausanne (Suíça), onde concluiu dois mestrados: o Mestrado Solista, posteriormente, o Mestrado em orquestra.
A nível orquestral teve a oportunidade de trabalhar com a European Union Youth Orchestra, Gustav Mahler Jugendorchester, Luzerner Sinfonieorchester, Royal Scottish National Orchestra, Sinfonie Orchester Biel Solothurn, Orchestre de Chambre de Lausanne, Kurpfälzisches Kammerorchester, a Orquestra de Câmara portuguesa, entre outras. Desde 2021 integra a Orchestre de la Suisse Romande (Genebra), inicialmente como músico tutti e, desde 2025, como co-solista da secção de contrabaixos.
Enquanto solista, apresentou-se com orquestra em diversas ocasiões. Em 2017 interpretou o Concerto de Mozart para fagote com o Kurpfälzisches Kammerorchester. Em 2021 executou o Concerto de Koussevitsky com a Orchestre de Chambre de Lausanne e gravou o CD The Soul of the Double Bass, em colaboração com a pianista Yukiko Tanaka.
Foi distinguido em vários concursos nacionais e internacionais, incluindo uma menção honrosa no Prémio Jovens Músicos nível superior (2013), 1.º Prémio no Galícia Graves International Competition (Espanha, 2016), 2.º Prémio no Concurso Vasco Barbosa (2015), 2.° prémio no Prémio Jovens Músicos (2017), Segundo lugar no Latin Orchestra of Europe International Online competition (2021) e o terceiro lugar no Recital Music Composition Competition (2021).