Pedro Emanuel Pereira
Piano
Piano
Considerado um dos mais destacados pianistas e compositores portugueses da sua geração, Pedro Emanuel Pereira apresenta uma arte e visão do mundo profundamente singulares.
Como solista, apresentou-se em recital em cidades como Barcelona, Nova Iorque e Amesterdão, e com orquestras como a Orquestra da Ópera de Yerevan, a Orquestra da Casa da Música do Porto e a Orquestra Filarmónica de Moscovo.
Em colaboração com Carlos Ferreira, clarinetista principal da Orquestra Nacional de França, Pedro Emanuel Pereira irá realizar uma digressão pelas principais salas de concerto europeias, no âmbito do programa Rising Stars. Com mais de 20 concertos agendados, os músicos atuarão em salas como o Barbican Centre (Londres), Philharmonie de Paris, Elbphilharmonie e Laeiszhalle (Hamburgo), Palau de la Música Catalana (Barcelona), Concertgebouw (Amesterdão), Musikverein (Viena), entre outras.
Pedro Emanuel Pereira concluiu a sua licenciatura no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, sob a orientação da pianista Vera Gornostaeva, e realizou estudos pós-graduados no Conservatório de Amesterdão com o pianista Naum Grubert, tendo obtido a classificação máxima e a menção de honra Cum Laude. Durante este percurso, foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Jacques Vonk Foundation. Estudou ainda orquestração e instrumentação com Mikhail Bogdanov e Artun Hoinic.
Ao longo da sua formação académica, participou em inúmeros concursos internacionais de piano e composição, tendo sido premiado em mais de 20 concursos em todo o mundo. Entre os prémios mais notáveis destacam-se os primeiros lugares no Concurso Internacional de Santa Cecília (Porto), no Concurso Internacional Richard Vines (Lleida), no Concurso Internacional de San Sebastián (com apenas 16 anos) e no Concurso PianoVoce para duos, em Moscovo.