Nuno Osório - Contrabaixo
Isolda Crespi - Piano
Amy Beach - Romance, Op. 23
Max Bruch - Kol Nidrei, Op. 47
Giovanni Bottesini - Introduzione e Gavotte
Apoiado pela Irmandade dos Clérigos, este concerto convida o público a uma viagem imersiva por diferentes universos estéticos, num programa marcado pela fantasia, pela mística e pelo virtuosismo. Obras de Mozart, Bruch e Enescu dialogam com a dimensão mais introspectiva presente em Debussy, Amy Beach e Bortkiewicz, enquanto o brilho técnico e expressivo de Bottesini e Kreisler confere energia e contraste ao percurso musical.
Nuno Osório, aclamado jovem contrabaixista e líder da secção de contrabaixos da Orchestre de la Suisse Romande, abre o concerto ao lado da pianista Isolda Crespi, num conjunto de obras que explora contrastes expressivos e diferentes estéticas sonoras, do lirismo profundo à afirmação virtuosa.
Segue-se a pianista italiana Alessandra Ragno, num recital a solo que atravessa dois períodos estéticos distintos, revelando, por um lado, o virtuosismo refinado e dramático de Mozart e, por outro, o lirismo intenso e narrativo da obra de Sergei Bortkiewicz.
O concerto encerra com António Francisco Ferreira e Bernardo Soares, que apresentam um programa inspirado na tradição francesa, mas enriquecido por influências rítmicas e sonoras de outras identidades estilísticas, conduzindo o público a um final vibrante e pleno de imaginação.
Amy Beach - Romance, Op. 23
Max Bruch - Kol Nidrei, Op. 47
Giovanni Bottesini - Introduzione e Gavotte
Wolfgang Amadeus Mozart - Sonata em Lá menor, K 310
I. Andante Maestoso
II. Andante cantabile con espressione
III. Presto
Sergei Bortkiewicz - Ballade, Op. 42
George Enescu - Impromptu Concertant
Claude Debussy - Sonata para Violino e Piano
I. Allegro vivo
II. Intermède (fantasque et léger)
III. Finale (très animé)
Fritz Kreisler - Tambourin Chinois